terça-feira, 3 de maio de 2011

10 dicas para entrevistas de emprego

  
   As taxas de desemprego sobem e descem. Segundo o IBGE, até junho de 2010 o Brasil tinha 1,6 milhão de desempregados. Para qualquer um procurando emprego, isso significa uma coisa: competição. É muito importante se sair bem em qualquer entrevista de emprego. Você precisa entrar e dar ao seu possível empregador todas as razões para contratá-lo – e nenhuma para não o fazer.
  A experiência certa e um currículo sólido são importantes – eles são provavelmente o que te levou à entrevista em primeiro lugar. Mas não são o suficiente. Empregadores estão procurando uma pessoa que seja certa para a empresa. Eles querem saber se você é compatível com a cultura da empresa e tem as habilidades necessárias com as pessoas. Eles procuram qualidades que aparecem somente em uma entrevista: entusiasmo, profissionalismo e a habilidade de se dar bem sob pressão.
  Veja a entrevista de emprego do ponto de vista do empregador. O que você gostaria de saber do candidato? Quais qualidades você estaria procurando? Que tipo de coisas você não aceitaria em um candidato? Que tipo de pessoa você contrataria para esse cargo? Quais perguntas você faria, e quais respostas gostaria de ouvir?
  O site online americano CareerBuilder.com fez uma pesquisa com 2,7 mil contratantes sobre o desempenho dos candidatos durante entrevistas de trabalho. Eles descobriram que muitos candidatos sabotam suas chances de conseguir a vaga cometendo erros fáceis de serem evitados [fonte: CareerBuilder]. A boa notícia é que você pode sair à frente da concorrência ao prestar atenção em alguns conselhos simples que irão guiá-lo durante o processo de entrevista.

Prepare-se

Você não pode dar seu melhor em uma entrevista se não passar algum tempo se preparando. Faça sua lição de casa e pesquise sobre a empresa. Comece com uma busca na Internet: veja o site da empresa, leia qual é a missão deles, confira algum relatório anual. Qual é a história deles? Quem são os concorrentes? A empresa esteve nos noticiários recentemente? Quem são as pessoas importantes da gerência?
Estude a descrição da vaga com cuidado e revise seu currículo. Quais são as suas experiências que fizeram a empresa chamá-lo para a entrevista? Quais experiências e habilidades você deve enfatizar? Se puder, passe antes pelo escritório deles e pegue catálogos da empresa para observar o clima do lugar.
Pratique sua entrevista antes. Faça uma lista de perguntas prováveis e peça para um amigo entrevistá-lo. Não decore suas respostas, mas seja confiante nos pontos importantes que você quer enfatizar. Se possível, também pode ser uma boa ideia aprender algo sobre a pessoa que vai entrevistá-lo. Você pode procurar no Google, Orkut, Facebook ou LinkedIn.

Preste atenção aos detalhes

A pesquisa do site CareerBuilder com empregadores descobriu que o erro mais comum entre os candidatos é se vestir inapropriadamente para a entrevista. Quando for se candidatar para qualquer tipo de trabalho em um escritório, homens devem vestir terno e as mulheres um tailleur ou uma saia mais conservadora. Para empregos mais informais, esse nível de vestimenta não é necessário, mas sua roupa deve ser elegante e limpa. Se estiver em dúvida, sempre se vista mais conservadoramente do que pode ser preciso. Nada de jeans, tênis e camisetas, e é melhor não usar colônias e perfumes.
Chegue cerca de 15 minutos antes do horário marcado, e pare em algum banheiro para checar sua aparência. Tenha em mente que a partir do momento que entrar você já está causando uma impressão. Seja cortês e profissional a todo tempo. Se o entrevistador convidá-lo para almoçar, ignore o álcool – você precisa estar o mais atento possível.
Leve uma caneta e um bloco de anotação. Você deve também preparar cópias extras do seu currículo. Outras pessoas envolvidas na contratação podem querer ver suas credenciais. Você também deve levar algum documento – relatórios, gráficos, resumos de projetos – que ilustrem planos bem sucedidos que você realizou em outros empregos.

Cuidado com primeiras impressões

Seu objetivo principal quando chegar na entrevista é passar uma impressão positiva de você mesmo com o entrevistador. Sorria quando cumprimentá-lo e mantenha contato visual.
Aperte a mão dele ou dela firmemente e com confiança. Não sente até que a pessoa o convide a sentar e preste atenção na sua linguagem corporal. Não relaxe demais  – é melhor sentar com uma postura ereta do que inclinar com a cadeira ou deixar os ombros caídos. Não cruze os braços, cubra a boca ou olhe para o além com frequência – esses gestos podem parecer defensivos ou evasivos para o entrevistador.
É melhor também não contar piadas. Humor pode ser ótimo para quebrar o gelo em situações sociais, mas pode ser perigoso em uma entrevista de emprego. Você quer parecer profissional, não irreverente. Não expresse sua opinião sobre qualquer assunto não relacionado com o trabalho, como política ou questões sociais.
Não fale muito ou muito rápido. Faça uma pausa antes de começar a falar, e mostre que é um bom ouvinte. Uma boa tática é perguntar algo que leve o entrevistador a falar algo sobre si mesmo, como perguntar quando ele começou na empresa. Isso mostra interesse e deixa a pessoa à vontade.

Seja positivo

Nunca reclame sobre seu chefe ou a empresa anterior. Esse é o segundo erro mais comum citado na pesquisa do CareerBuilder. Você até pode ter reclamações justas sobre como foi tratado ou como sua antiga empresa funcionava, mas guarde para você. Ninguém quer contratar um trabalhador desapontado.
Você também não deve falar mal de seus ex-colegas de trabalho. Você deve mostrar que está ansioso para se misturar – e não uma pessoa que quer designar culpa. Não fale sobre a economia que está ruim ou o estado lamentável do segmento onde vai trabalhar. Você também não deve discutir problemas pessoais, como preocupações financeiras ou familiares.
Quando falar sobre empregos anteriores, enfatize soluções e realizações, não dificuldades ou frustrações. Se perguntarem por que você saiu da companhia anterior, dê um aspecto positivo: diga que está procurando por melhores oportunidades ou novos desafios.

Esteja preparado para perguntas de rotina

Quando entrevistadores fazem perguntas gerais, eles estão tentando julgar quão adequado você é para o trabalho. Eles não querem extrair detalhes pessoais, nem querem ouvir a história da sua vida. Encare essas perguntas como chances de focar nos seus pontos fortes. Lembre-se de usar respostas específicas. Muitos candidatos dizem que trabalham bem em equipe e são objetivos, então dê exemplos mostrando que você é tudo isso.
Aqui estão três perguntas comuns que aparecem em entrevistas de emprego:
  • Fale sobre você. Tenha pronta uma resposta curta e objetiva. Enfatize as experiências que tornam você certo para a vaga. Não enrole. É melhor de um jeito claro e lógico.
  • Quais são seus pontos fortes? É melhor você praticar sua resposta antes. Você não quer parecer muito arrogante, mas deve voltar o foco para habilidades relacionadas ao trabalho. É sempre uma boa ideia enfatizar que trabalhar bem com outras pessoas é um dos seus pontos positivos.
  • Por que você quer trabalhar aqui? É uma chance para enfatizar tanto seu conhecimento da empresa quanto as qualidades que o fazem ser perfeito para a vaga. Você pode até mencionar a missão que a empresa declara.

Esteja preparado para perguntas difíceis

Além das perguntas de rotina, você deve esperar que o entrevistador faça perguntas difíceis ou que tenham a intenção de revelar defeitos que podem desqualificar você. Essa é uma das razões da entrevista. Lembre-se de que você nem sempre precisa responder a pergunta diretamente. Procure maneiras de dar um aspecto positivo para a resposta.
Aqui estão três exemplos de perguntas difíceis feitas em entrevistas:
  • Quais são os seus defeitos? Uma resposta que transforma uma característica positiva em defeito – como “eu sou impaciente para conseguir resultados” – é muito evasiva. Pode ser melhor escolher um defeito pequeno e em seguida dizer como você o compensa. Por exemplo, “eu nem sempre consigo ser organizado, mas compenso com uma agenda diária e total atenção às prioridades”. Foque na falta de uma habilidade em particular, e não em defeito de caráter.
  • O que você não gostava em seu último trabalho? Essa pergunta não pode deixá-lo cair na tentação de falar mal do seu chefe anterior. É melhor mencionar que o trabalho não oferecia desafios suficientes e continuar falando sobre alguma conquista importante.
  • Como você lida com conflitos entre colegas? Se você raramente teve conflitos, enfatize isso – o entrevistador pode estar tentando cortar candidatos que não se dão bem com os colegas. Imagine-se como um pacificador, alguém que sempre encontra uma maneira construtiva de lidar com colegas difíceis.

Seja honesto

Se você não sabe a resposta de alguma pergunta, é melhor ser honesto.
Desonestidade em uma entrevista pode sabotar suas chances de conseguir um emprego. Se você não sabe a resposta para alguma pergunta, diga isso. Blefar não vai ajudar muito. Por exemplo, se perguntarem se você tem experiência com um tipo particular de software, não diga que você tem se isso não for verdade. O entrevistador pode perguntar coisas específicas que vão revelar sua mentira. Em vez disso, seja sincero e diga que aprende rápido quando se trata de novas habilidades.
Não encha linguiça no currículo ou inclua mentiras completas. Enfatize suas conquistas em trabalhos ou na faculdade, mas não exagere. Você pode se dar mal depois se o entrevistador for checar suas informações. Dar crédito a colegas e a pessoas que sempre o ajudaram é sempre uma boa tática.
Você deve estar preparado para explicar coisas como um intervalo muito grande entre empregos, mudanças frequentes ou algum ponto fraco na sua educação. Você pode explicar que esteve fazendo trabalho voluntário ou tirando um tempo de folga devido a obrigações familiares. Se você não tem uma educação formal, diga que você aprendeu mais na prática do que teria aprendido numa faculdade.

Faça perguntas

Fazer a pergunta certa durante uma entrevista é quase tão importante quanto dar boas respostas. As perguntas que você fizer devem mostrar interesse na vaga de emprego. Elas podem demonstrar que você pesquisou e aprendeu sobre a empresa e o cargo. Não fazer boas perguntas demonstra falta de interesse.
Por exemplo, você pode perguntar sobre os desafios do trabalho. Quais são os projetos mais prováveis? Quais habilidades serão necessárias para crescer na empresa? Qual cargo pode tornar-se viável no futuro? Uma das coisas mais importantes que o entrevistador procura é comprometimento com o trabalho. Nenhuma empresa quer contratar e treinar uma pessoa que irá sair em seguida.
Pergunte coisas relacionadas ao trabalho também. Para quem eu respondo dentro da empresa? Quem são os outros membros da equipe com a qual vou trabalhar? Viagens serão necessárias? Quais são os objetivos principais do departamento onde vou trabalhar?

Não fale sobre dinheiro

Até oferecerem o emprego, é melhor ceder a todas as discussões sobre salário. Idealmente, uma entrevista de emprego deve focar em avaliar se você é a pessoa certa para a vaga. Não é raro, porém, os entrevistadores falarem sobre o salário. Esteja preparado para lidar com as perguntas.
Se perguntarem sobre seu histórico de salário, diga ao entrevistador que você prefere não discutir isso ainda. Tente voltar a discussão às suas qualificações. Se o entrevistador perguntar qual salário você espera do novo emprego, explique que você está procurando algo justo e com possibilidades para crescimento. Se você disser um valor, você pode ser desconsiderado caso o valor seja muito alto, ou limitar desnecessariamente sua negociação se ele for muito baixo.
Diga ao entrevistador que você ficará feliz em discutir o salário após a oferta ser feita. Diga que você está confiante que uma empresa altamente respeitada como esta oferecerá um salário competitivo. Se o entrevistador insistir para você dizer um número, mencione o maior valor da variação que o cargo costuma pagar. Deixe claro que você está disposto a negociar um valor final quando souber mais sobre os deveres e benefícios do emprego.

Acompanhe

Você não precisa sentar e esperar; é geralmente aceitável ir atrás da empresa, a não ser que ela especificamente peça que você não procure.
É geralmente aceitável ir atrás da empresa, a não ser que ela especificamente peça que você não procure.
Essa dica é importante e é facilmente ignorada quando você termina a entrevista. Seu acompanhamento deve começar na própria entrevista. Lembre-se de pegar o cartão de visita do entrevistador antes de ir embora, assim como o nome e o contato de qualquer outra pessoa que você tenha conhecido. Logo após a entrevista, anote os pontos importantes que vocês discutiram. Pare um tempo para avaliar como você se saiu na entrevista.
Antes de ir embora, pergunte como será o processo de contratação. Até quando eles devem tomar a decisão? Há alguma informação sua que eles ainda precisam?
Mande um e-mail agradecendo o entrevistador pelo tempo reservado para falar com você e enfatize seu entusiasmo com a vaga de emprego. Lembre-se de repassar seus agradecimentos a outras pessoas com quem você tenha conversado.
Se você não receber uma resposta no prazo que foi dado, ligue e pergunte. Às vezes o processo leva mais tempo que o esperado. Sua ligação mostra que você está interessado e coloca seu nome em evidência.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.